Pessoas que te fazem crescer

Como lidar com a despedida? Como entender que as necessárias batidas daquele coração não baterão mais ali perto de você, mas sim, para o mundo e para outros que aguardam o retorno desse? E essa pequena sensação de vazio misturada com orgulho por ter vivido experiências inesquecíveis e construtivas? Como lidar? É isso que nos move e que aos poucos vai se tornando transparente e se misturando com novas histórias, outros personagens e outras vivências.

Nessa correria da vida cotidiana perceber que alguém que está ao nosso redor é um ser dotado de conhecimentos e experiências únicas é quase sempre algo distante ou não temos tato para perceber com facilidade. A robotização diária tem nos deixado um pouco insensíveis, será? Pensando nisso, é igualmente raro identificar essa pessoa tal e dizer o quanto ela desperta em você pensamentos que colaboram com o seu intelecto de alguma forma, que te instiga e te faz pensar sobre coisas que você não pararia para refletir num outro momento. Consegue perceber a grandeza desse personagem em sua vida? É como se ele fosse o óleo para sua engrenagem cognitiva e social.

Seria muito egoísta da minha parte querer guardar para sempre uma pessoa com essas características tão valiosas. É o papel dela enriquecer histórias alheias por onde passa. É necessário que ela vá e encontre alguém que capte esse poder que ela tem e faça dos dias dela, dias mais satisfatórios e prazerosos.  Dividir momentos com quem tem essa sensibilidade é um caminho sem volta. Você quer topar com 10 na próxima esquina, nos mercados, na padaria e por aí vai. Pessoas que te fazem crescer e que ao mesmo tempo conseguem fazer com que você se sinta grande é algo inexplicável.

Cada um de nós temos algo a oferecer para esses que estão ao nosso redor. Vidas abastecidas de lutas e vitórias, as vezes com mais lutas do que qualquer outra coisa, estão conosco diariamente e não nos damos conta dessa fator. Estamos aqui nesse espaço para viver o que está no script, seguir o roteiro e se for preciso improvisar. E de improviso os brasileiros tem sabido bem como viver, diga-se de passagem. Voltando e pensando dessa forma, todos nós estamos aptos a sermos pessoas incríveis, percebe? A quantos quilômetros estamos correndo para nos tornarmos de fato esse que enriquece o dia a dia de outrem?

Se você está inerte nesse processo que, a meu ver é o que nos torna humanos, munidos de infinitudes e particularidades, sinto informar que algo está errado. Como consegue estar esse ser humano sem noção e apático? Essa necessidade de ser alguém interessante para o alheio deveria começar logo quando nascemos ou no mínimo, no decorrer dessa lida com o mundo externo. Para alguns isso é uma característica que demanda muito esforço e dedicação, já para outros, ser assim é tão natural como a luz do dia, parafraseando CB Jr. Ser acrescentador de boas memórias na vida de um outro é bastante motivador.

Em momento algum quis deixar aqui uma receita de bolo ou uma regra para ser seguida por todos. As vivências vão acontecendo e as pessoas vão colhendo para si o que lhe é favorável. Uma música que o outro jamais pensou em ouvir, a companhia naquela tarde chuvosa, aquele café nem-forte-nem-fraco feito na hora, conversas aleatórias, experiências compartilhadas nessa mesma mesa onde tomam café, uma discordância política, talvez? Tudo isso nos leva a dividir um pouco de nós e somar algo interessante no interior daquele outro. É disso que estou falando, dessa interação com um indivíduo tão rico quanto você. Se a despedida for necessária para que tudo isso dito acima aconteça, só agradeça e torça para pensarem o mesmo de você no dia que tiver que ir compartilhar os seus batimentos com outros.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s