Ao Vivo | Setembro Amarelo

E disse Albert Camus: ”Só existe um problema filosófico realmente sério: o suicídio. Julgar se a vida vale ou não vale a pena ser vivida é responder à pergunta fundamental da filosofia. O resto, se o mundo tem três dimensões, se o espírito tem nove ou doze categorias, vem depois.”

É com as palavras do escritor franco-argelino, escritas no livro ‘O Mito de Sísifo’ (1942), que abro essa publicação sobre a temática do suicídio. Desde que o mundo é mundo procura-se respostas para esclarecer essa problemática multifatorial que se mantém rodeada de tabus e dilemas até os dias de hoje.

Sob o lema ”Amar é lei. Não rotule o sentir”, a campanha de prevenção ao suicídio aconteceu no Paço Municipal, no Centro Histórico de Paraty – Foto: Fernando Palla

No mês de campanha do Setembro Amarelo, a Câmara Municipal de Paraty promoveu na sexta-feira, 25, um encontro para debater métodos de cuidado e prevenção ao suicídio. Devido a pandemia do novo coronavírus, a programação foi transmitida ao vivo, com ampla equipe de produção e aparelhagem técnica. Todos os participantes usavam máscaras e seguiam as orientações de higienização.

Para entender as causas desse fenômeno, uma das melhores opções é falar abertamente sobre ele de modo responsável, multidisciplinar e abrangente. Perguntas sobre suicídio infantil, apoio à família, o aumento de casos no contexto da pandemia entre outras questões foram respondidas pelos especialistas.

O evento contou com a participação das psicólogas Cíntia Amorim e Laura Magalhães, com o neurologista Franz Fernandes, com a assistente social Nara Betzel, com o técnico em enfermagem João Vitor Jaconi, e com a coordenadora de políticas públicas para a juventude Nathália Braga. As intervenções artísticas foram feitas pela equipe do GrupArt. A apresentação inicial veio do diretor geral da Câmara, Edmar Oliveira, e a mediação dos dois blocos de conversa por mim, Matheus Ruffino. A organização do evento, desde a decoração até a perfomance de dança, foi criação do Fernando Palla.

O primeiro bloco encerrou com o relato de superação da paratiense Carla Simone, sobrevivente de tentativa suicida.

Acompanhe a programação completa. Clique na opção ‘Assistir no Facebook’. Não precisa ter conta no site. Na live, adiante até os 39 minutos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s