Então é eleição

Então é eleição, e o que o candidato fez? (Uma parte fez muita merda, já outro preferiu usar as nádegas para esconder dinheiro. Quem trabalhou não fez mais que a obrigação, convenhamos.)

O mandato terminou e nascerá outra vez (O mandato de um acabou, recentemente, porque duvidou da letalidade do vírus e agiu contra o distanciamento social. O que vai nascer é mato, olhado direto da raiz.)

Então é eleição, a festa da democracia (No Brasil atual eleição nem é mais sinônimo de democracia, na verdade virou mais uma porta para autoritários chafurdarem imundícies. Não é o fim. Pense no seu voto.)

Do velho e do novo, do interesse como um todo (Um dos traços mais efetivos desse nosso regime político sufocado é o interesse. Não há distinção de pessoa aqui: se vota, tá bom. Vem todo mundo!)

Então boa eleição e um ano novo também (Boa eleição se dá com propostas, com ideias, com gente nova e espírito progressista. Aí sim vamos ter um ano novo. No contrário, só o caos e a politicagem de boteco.)

Que seja feliz quem souber o que é o bem (Que seja feliz aquele que não vota em candidato que compra voto, com histórico contra os interesses dos mais pobres, que privilegia Deus e não propõe nada de útil.)

Então é eleição, pro enfermo e pro são (Se for muito enfermo e não puder ir até uma urna, sinto dizer que as coisas serão diferentes para você. Se for são demais também não é vantagem para o candidato.)

Pro rico e pro pobre, num só coração (O pobre é o foco pelo fato de ser maioria. Para o rico eles prometem uma vista grossa nos impostos, nas multas e um gabinete sempre aberto para ouvi-los.)

Então boa eleição, pro branco e pro preto (Uma boa eleição para o preto seria uma proposta e tanto, hein, diz aí? Só torcer para eles estarem vivos até o segundo turno não é justo, candidato.)

Amarelo e vermelho, pra paz afinal (Que paz? As aldeias indígenas correndo risco de serem exterminadas, grande parte desses nativos vivendo seus piores pesadelos e vendo suas moradias em chamas, porra!)

Então boa eleição, e ano novo também (Importante se prevenir contra a covid-19. Não é porque os políticos estão na rua, fazendo comícios e aglomerando que a pandemia tirou folga.)

Que seja feliz quem souber o que é o bem (Vote em candidato compromissado com o bem-estar de todos(as), em especial dos mais pobres e vulneráveis. Só assim o Brasil saberá o que é o bem.)

Então é eleição, e o que o candidato fez? (Fez uma ponte inútil e inacabada, atuou para atrapalhar obras importantes, não apareceu na Câmara para votar a Lei Aldir Blanc.)

O mandato terminou, e nascerá outra vez (É esperado que alguns mandatos terminem mesmo, pelo amor de Deus. Com todo respeito ao cara lá de cima e já torcendo para Ele não ser perseguido.)

E então é eleição, a festa da democracia (Esse é o momento de reforçar as bases da democracia, que anda xoxa, capenga, manca, anêmica, frágil e inconsistente. Depois disso vamos festejar. Empatia.)

Do velho e do novo, do interesse como um todo (Do velho e do novo, que os interesses sejam os mesmos: progresso, justiça, liberdade, cultura, respeito à diversidade, emprego, comida na mesa e educação.)

Nos dias 15 e 29 de novembro (para os municípios com segundo turno), vote pensando no meio ambiente, na importância do SUS, nas margens da desigualdade que a pandemia e o governo atual empurrou; vote numa agenda justa e em candidato(a) que se comprometa com a verdadeira mudança social. Conheça seu/sua aspirante a legislador(a), analise o histórico e cobre as propostas da campanha caso seja eleito(a). Não se acanhe em perguntar: ”E o que você fez?”.

Mais do que nunca, a hora é agora. Vote consciente. A cidade e o mundo agradece. Vivemos numa grande aldeia, lembra? Nossas atitudes reverberam.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s